sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Logun Ede

Logunedé ou Logun Ede, do iorubá Lógunède, é um orixá africano que na maioria dos mitos costuma ser apresentado como filho de Oxum Ipondá e Oxóssi Inlè ou Erinle. Segundo as lendas, vive seis meses nas matas caçando com Oxóssi e sei mese nos rios pescando com Oxum. É cultuado na nação Ijexá como sua mãe, mas também nas nações Ketu e Efan, sendo  o seu culto muito difundido no Rio de Janeiro.
No entanto, existem outras versões acerca de sua filiação. Se na maioria dos mitos,Logunedé surge como filhos de Oxum e Oxóssi, em outros, um pouco mais raros, aparece como filho de Ogun e Iansã. Há ainda historias que contam a lenda de Logunedé como filho desses quatro Orixás, apresentando-o como nada mais, nada menos que uma dos Orixas Gêmeos, Ibeji.
Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem e se mesclam como mistério da criação, trata-se de um Orixá que tem a graça, a meiguice e a faceirice de Oxum á alegria, a expanção de Oxóssi. Se Oxum confere a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade, a pesca e a prosperidade, Oxóssi lhe passa os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento.
Essa característica  de unir o feminino de Oxum ao masculino de Oxóssi, muitas vezes o leva a ser representado como uma criança, um menino pequeno ou adolescente, formando mais uma tríade sagrada na Historia das Religiões. Com Logunedé, completa-se o triângulo Iorubá pai, mãe e filho que também se repete nas trilogias católica (Pai, mãe e Espirito santo) egípcia(Isis, Osiris e Hórus) , hindu e tantas outras.
Como simbolo da pureza, muitas vezes Logunedé também é visto como um ser andrógino. Ao contrário do que muitos pensam, Logunedé não é de características masculina e feminina, não é bissexual. Na verdade possui uma grande relação com Oxum, sua mãe e com Erinlé, seu pai, trazendo consigo a personalidade desses dois Orixá e algumas características marcantes, mas nada que o transforme em um Hermafrodita que durante seis meses é Oboró e seis meses ìyabá como algumas pessoas assim o dizem e usam deste artifício para denotações homossexuais.
Existem templos para Logunedé em Ilesa, seu lugar de origem, onde em alguns itans é citado como um corajoso e poderoso caçador, que tamanha coragem é relacionada a de um leopardo. De culto diferenciado e totalmente ligado ao culto a Oxum, é um Orixá de extremo bom gosto. Seus objetos devem permanecer junto aos assentamentos de Oxum e sempre quando agradado devemos agradar sua mãe. Tem predileção ao dourado, é um Orixá muito vaidoso, é considerado o mais elegante de todos os Orixás.
Paramenta desenvolvida com exclusividade para o Babalorisá Rogerio de Logunedé, sacerdote do Asé Bororé, paramenta utilizada na cerimonia festiva em homenagem a Logunedé.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu Blog. Sua opinião é muito importante para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo.